8 Man (Lida 312 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

#0 - 21 de Novembro, 2017, 19:29:13
0
0
8 Man (8マン) conhecido aqui também como o Oitavo Homem, é um mangá e anime (56 ep.) de super-herói criado em 1963 pelo escritor Kazumasa Hirai e o artista Jiro Kuwata. Considerado o primeiro super-herói cyborg do Japão, antes mesmo de Kame Rider, sendo assim ajudou a moldar a trajetória dos heróis do tipo robô e do cyborg durante a próxima década. E também é considerado supostamente a inspiração de RoboCop.

Capa 8º Homem - After, 1993


Considerado influente nesse gênero, traria o mesmo tema parecido com robocop (o policial do futuro), o certo é dizermos o contrário, a confusão se deu porque muitos americanos não conheciam a obra já lançada anteriormente no Japão. O enredo até familiar se trata de um policial que morre, e na mão de um doutor em sua oitava tentativa de trazer alguém para vida de volta numa máquina. O professor Yokoda em seu laboratório obteve o sucesso em seu experimento, e o policial revive num androide ("Hachiro Azuma").

A partir do momento que as ondas cerebrais são transferidas para o robô, ele passa a assumir a identidade denominada Oitavo Homem e executar tarefas impossíveis para um ser humano, como correr a altas velocidades, ter visão infra-vermelhos e o mais incrível de todos, que era de assumir a aparência de qualquer outra pessoa.

Entretanto, poucos sabem sua identidade, ele mantém essa identidade em segredo, conhecida apenas por Tani e seu chefe chefe da polícia Tanaka. Até mesmo sua namorada Sachiko e seu amigo Ichiro não sabem que ele é um Android.  Hachiro combate o crime (até trazendo seus próprios assassinos para a justiça). Ele fuma cigarros de "energia", para rejuvenescer seus poderes, que ele carrega uma bolsa de cigarro no cinto. Seu arqui-inimigo era o maléfico Dr. Demon, que não media esforços para destruir o Oitavo Homem e assim assumir o controle total do mundo (a clássica sanha do grande vilão).

A franquia 8 Man foi revivida no início dos anos: em 1991, um jogo foi desenvolvida colocando o personagem Oitavo Homem no Neo-Geo arcade e também em videogame, sendo ambas versões idênticas. Em 1992, um filme em versão live-action, baseado no desenho original, foi produzida no Japão chamado "Eitoman" com Toshihide Wakamatsu como Detetive Yokota e Kai Shishido como Oitavo Homem. Nos Estado Unidos o filme foi distribuído em vídeo, através da FOX, mas considerado como uma produção medíocre e de baixo orçamento. Muitos espectadores norte-americanos mais jovens, com pouco conhecimento da série animada antiga, achou que o filme era uma versão inferior do RoboCop, foi daí que saiu os burburinhos de ser plágio, ah se soubessem mais direito a história...


Em 1993, uma nova série animado em versão OVA foi produzida por Hazama Itsuru com o título de "8 Man After" - o misterioso herói cibernético 8 Man lutou contra o crime até um dia em que ele desapareceu por razões desconhecidas depois de revelar-se à namorada de seu alter ego, Sachiko. Mas as coisas tomam um toque estranho quando uma erupção de criminosos psicóticos ciberneticamente melhorados começam a aterrorizar a cidade e o 8º Homem aparece novamente. Quem é o seu alter ego agora, e ele é um herói ou apenas outro psicopata assassino?



Acabei de assistir, e a impressão que passa que o enrendo levou uma reforma. Neste filme parece ter dado um toque cyberpunk, a franquia aumenta a violência e tenta interpretar o drama voltado mais para um público adulto. O resultado não foi ruim, mas parece suavemente pegou influência de filmes dos anos 80  ao estilo de filmes de ação com criminosos e agentes cibernéticos,  como se o enredo, e todos os personagens com seus diálogos são parecidos, quase como uma bricolagem hollywoodiana. Também, depois do retorno de Terminator (II) - quem não aproveitaria a moda e o momento do estilo?

8 Man After é uma sequência mais ou menos direta do clássico anime dos anos 60 e da série de mangá. Após esse filme seria lançado o novo mangá com subtítulo "infinity".


Por fim, como curiosidade, após lançamento desta franquia nos anos 60, viria quase em seguida, uma outra franquia mais conhecida: Cyborg 009. Além de ter tido influência do primeiro, será que o título sugere algo?
« Última modificação: 21 de Novembro, 2017, 22:46:38 por keiki »

Comentários

Observação: Este post não será exibido enquanto não for aprovado por um moderador.
Nome: E-mail:
Verificação:
Há uma nuvem na seguinte imagem?
: