No mundo atual, o consenso sobre a necessidade de qualificação exige a precisão e a definição do sistema de participação geral nas competições mensais que estão ocorrendo no momento, que são Assinatura do Mês, Avatar do Mês, Foto no Mês, Poesia do Mês, Desenho do Mês, Música do Mês e Game do Mês.

11 de Dezembro, 2018, 04:54:06

Autor Tópico: Suplício de Tântalo  (Lida 134 vezes)

Suplício de Tântalo
: 19 de Novembro, 2017, 22:53:37
0
0
Suplício de Tântalo

A vida de muitos é um plágio
De algum mito ou herói na história,
Eu busco o tertium quid desta questão.

Gostaria de não ter falado sobre amor
E muito menos dar um título na obra,
Sofro o suplício de Tântalo: afeição perdida!

Com os olhos minguados, noites sem sonhos
As sinapses não me deixam em paz, é a dor,
Fico agitado, danço e rio comigo mesmo.

A tinta no meu caderno não sossega,
Sentimentos confiado à fragilidade do papel,
Será que um deus escreve a historia?

Ah! Loucura, quem duvida que o amor é heroico,
Qual trama está reservado para cada um de nós?
Vejo tua face, tenho medo, vejo eu mesmo...

----

Alekz Fergues
Referência figurada do amor à ambrosia (sede)

Sobre Suplício de Tântalo

Tântalo, filho de Zeus e de Pluto, era rei da Frígia. Muito querido entre os deuses, era frequentemente convidado a partilhar das suas refeições, no Olimpo. Durante um desses banquetes, Tântalo terá abusado da confiança dos deuses, roubando-lhes o néctar e a ambrosia, alimentos que davam a imortalidade, um privilégio do Olimpo. Deuses e heróis alimentavam-se destes elementos e chegavam a dá-los aos seus cavalos.

Tântalo, julgando-se muito poderoso, convidou os deuses para um jantar em sua casa e teve a audácia de lhes oferecer, como refeição, o seu próprio filho, Pélops, desmembrado, para testar a divindade dos deuses. Os convidados deram conta do crime de Tântalo, mas Demétrio, mais distraído, comeu o ombro de Pélops. Zeus, para remediar a situação, fez com que o corpo de Pélops fosse atirado a um caldeirão mágico, onde Cloto lhe devolveu a vida e lhe substituiu o ombro, comido por Demétrio, por um de marfim.

O castigo de Tântalo ficou memorável: um suplício de fome e de sede eternas. Assim, mergulhado em água até ao pescoço, quando Tântalo se debruçava para beber água, esta desaparecia. Para além disso, por cima da sua cabeça pendiam ramos de árvores com frutos saborosos, o vento retirava do seu alcance sempre que tentava chegar-lhes.

A família de Tântalo teve também um destino nefasto. A sua filha Níobe perdeu todos os filhos e foi transformada em pedra. Os netos Atreus e Tiestes lutaram um contra o outro pelo poder. Atreu atentou contra a vida dos filhos de Tiestes. O bisneto Agamémnon foi assassinado por outro bisneto, Egisto, que, por sua vez, foi morto pelo trineto Orestes, filho de Agamémnon. A partir de então, o aviso dos deuses ficou na memória de todos: ai do ser humano que provar da ambrosia sem ter sido convidado, pois será condenado ao suplício de Tântalo!

------

« Última modificação: 20 de Novembro, 2017, 00:06:13 por keiki »

Re: Suplício de Tântalo
Resposta #1: 20 de Novembro, 2017, 00:03:10
1
0
Os Gregos eram mesmo preguiçosos, o Olimpo nem é uma montanha tão grande e difícil de escalar. A menos que uma pessoa esteja embriagada pelo vinho é claro.

Agora, aquilo que chamam de néctar e ambrosia aqui no Brasil é uma afronta ao nome dos Deuses antigos.

Mas a fome e a sede por cultura são tal qual o suplício de Tântalo só que ao invés de afligir o corpo afligem o espírito.

Resposta #2: 20 de Novembro, 2017, 00:06:53
0
0
Só o Shunt para ler aqui... Eis o meu castigo;

Resposta #3: 20 de Novembro, 2017, 10:11:30
1
0
Se eu fosse um grego troll, eu subia o olimpo e fazia uma vila lá. Kkkkkk... Quando alguém subisse para fazer o mesmo, eu me apresentava como Zeus! kkkkkkkkkk...
Meus prêmios AG 2018
Spoiler
Meus pokemons:

Observação: Este post não será exibido enquanto não for aprovado por um moderador.
Nome: E-mail:
Verificação:
Escreva o nome de um objeto na seguinte imagem:
: