Conheça o jogo preferido dos AGers!
Quer ser shinigami? Inscreva-se aqui!

[Conheça o jogo - Regra padrão - ]

11 de Dezembro, 2018, 05:54:37

Autor Tópico: Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa  (Lida 2421 vezes)

Re: Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
Resposta #25: 7 de Janeiro, 2016, 10:38:33
1
0
Desculpa Sakuragi mas não da pra defender o Trema. Totalmente inútil se já tem a letra U.

Resposta #26: 7 de Janeiro, 2016, 12:04:25
0
0
Sou a favor do uso facultativo do mesmo. Muitos justificam a extinção com a palavra "LINGUIÇA", dizendo que é um palavra de uso cotidiano. Mas o que dizer de sagüi, serigüela, exeqüível e ungüento? elas não são tão conhecidas assim.

Tentem explicar a uma criança pequena a pronúncia das palavras: PREGUIÇA, LINGUIÇA, EQUIDISTANTE, CONSENQUÊNCIA, ELOQUÊNCIA. AGUENTAR, ARGUIR

Como estrangeiros saberão a diferença entre "Preguiça e Linguiça"quando aprenderem português?
« Última modificação: 7 de Janeiro, 2016, 12:13:28 por Sakuragi Hanamichi »

Resposta #27: 7 de Janeiro, 2016, 15:34:17
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Alguém sabe se em Portugal não se usa trema, e se não se usa.. desde quando? o.o
*Jungon* kawaii lover ^__^ if I was a rich girl, nanananananananananananananana.. ♫

Dai-Yoh, meu sentai :3 Episódio novo quando eu puder voltar a escrever... i.i

Resposta #28: 7 de Janeiro, 2016, 23:49:32
1
0
Sou a favor do uso facultativo do mesmo. Muitos justificam a extinção com a palavra "LINGUIÇA", dizendo que é um palavra de uso cotidiano. Mas o que dizer de sagüi, serigüela, exeqüível e ungüento? elas não são tão conhecidas assim.

Tentem explicar a uma criança pequena a pronúncia das palavras: PREGUIÇA, LINGUIÇA, EQUIDISTANTE, CONSENQUÊNCIA, ELOQUÊNCIA. AGUENTAR, ARGUIR

Como estrangeiros saberão a diferença entre "Preguiça e Linguiça"quando aprenderem português?

Bom, eu cresci sem conhecer trema e aprendi a pronuncia correta. Nas minhas escolas nunca falaram disso. Não acho que seja difícil.

Em Portugal é tudo bem mais básico e as pessoas se comunicam bem.
Não precisamos ter a lingua mais difícil do mundo apenas por orgulho.

Resposta #29: 8 de Janeiro, 2016, 00:10:27
1
0
Na boa, nunca escreverei MUÇARELA. Para mim o correto é e sempre será MUSSARELA!

"Muçarela deve ser escrita com cê-cedilha e nós vamos te explicar o porquê. Quando o nosso sistema gráfico foi criado em 1943, convencionou-se que, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ diante das vogais “a”, “o” e “u” deveria ser grafado com cê-cedilha, tal qual “ça”, “ço” e “çu”. Portanto escrevemos: paçoca, miçanga, açaí e açúcar, todas de origem estrangeira."

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/mussarela-ou-mucarela.htm

Gramaticalmente errado, sim, não é recomendado o uso em situações mais formais, porém fique à vontade para escrever mussarela, ninguém vai te prender.

No caso do trema, sou a favor do uso facultativo do mesmo. Muitos justificam a extinção com a palavra "LINGUIÇA", dizendo que é um palavra de uso cotidiano. Mas o que dizer de sagüi, ?serigüela, exeqüível e ungüento? elas não são tão conhecidas assim, logo o trema seria essencial.
O trema auxilia na pronúncia do texto, e da minha parte continuarei fazendo, independentemente de qualquer acordo ortográfico.

Do mesmo modo que uma pessoa aprende o uso do acento gráfico, seja agudo, grave, trema, ele aprenderá a pronúncia certa da palavra com a ausência do acento: contato social. Ainda mais em tempos em que a pesquisa é extremamente fácil.

Acho isso uma putaria só e eu estou ignorando isso completamente. Pessoas que nunca ouviram uma palavra, e as vezes até palavras que conhecem (que coisas como coco e cocô não tem mais acento, é isso mesmo?), vão ser lidas completamente diferente sem o acento. Os acentos NÃO SÃO INÚTEIS, ELES SERVEM PRA MOSTRAR COMO DEVE SER LIDO A PALAVRA, E MUDAR ELES MUDA COMPLETAMENTE A PALAVRA.

E eles não tinham eliminado a palavra "estória" da existência também? Vai ver é pra tudo virar "história" e ninguém saber a diferença mais ¬¬

Não há nada de errado com alguma possível mudança na pronúncia e nem com homonímia, já que as pessoas ainda saberão o significado atribuído graças ao contexto.

Se não me engano era pra deixar os portugues (de portugal, brasil e angola) mais parecidos.

Era por isso mesmo, mas os outros países lusófonos cagaram para nossa mudança sugerida.

Só para deixar claro, não to defendendo a reforma, na verdade sou bem indiferente quanto a isso, só não concordei com os argumentos.
« Última modificação: 8 de Janeiro, 2016, 00:16:54 por LucasDoA »

Resposta #30: 8 de Janeiro, 2016, 10:21:05
1
0
Alguém sabe se em Portugal não se usa trema, e se não se usa.. desde quando? o.o

Portugal já tinha abolido o trema quando eu era criança. Isso faz uns 20 anos pelo menos.

Resposta #31: 8 de Janeiro, 2016, 14:45:25
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
A trama se complica, quer dizer que talvez só o Brasil usasse o trema? =o
*Jungon* kawaii lover ^__^ if I was a rich girl, nanananananananananananananana.. ♫

Resposta #32: 12 de Janeiro, 2016, 23:48:53
0
0
A trama se complica, quer dizer que talvez só o Brasil usasse o trema? =o

A língua portuguesa é um emaranhado de várias línguas, acho que o trema era mais uma herança alemã.

Resposta #33: 13 de Janeiro, 2016, 04:16:19
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
E a crase? Pq ninguém resolveu abolir ela ainda? +DDD

Resposta #34: 13 de Janeiro, 2016, 12:31:57
0
0
E a crase? Pq ninguém resolveu abolir ela ainda? +DDD

A crase faz todo o sentido para um Português. O pessoal do Brasil é que por falar as palavras de maneira diferente se confunde com o uso da crase.

Resposta #35: 13 de Janeiro, 2016, 17:01:29
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
a preposição + a artigo = à

... simples assim, não?

Resposta #36: 13 de Janeiro, 2016, 17:41:23
0
0
a preposição + a artigo = à

... simples assim, não?

Colocando tudo na escrita só complica.

Se você passar umas férias em Portugal e prestar atenção como as pessoas falam vai aprender na prática.

As regras geralmente traduzem uma lógica que já existe na linguagem. Muitas vezes se usam determinadas regras mas não existe reflexão no senso comum.

Resposta #37: 13 de Janeiro, 2016, 17:49:38
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Regras também tem exceções ^__^

Reforma Ortografica da Lingua Portuguesa
Resposta #38: 27 de Outubro, 2016, 09:51:35
  • FridaCoff
  • Visitante
0
0
Obviamente que os interesses tem que ser de outra ordem...mas nao ves os ingleses, por exemplo, a mudar o codigo ortografico deles para haver menos diferencas entre o ingles do Reino Unido e o dos EUA ou Australia...
« Última modificação: 27 de Outubro, 2016, 20:08:32 por Jujucristine »

Alerta: este tópico não recebe novas mensagens há pelo menos 400 dias.
A não ser que você esteja certo que quer responder, por favor, considere criar um novo tópico.

Observação: Este post não será exibido enquanto não for aprovado por um moderador.
Nome: E-mail:
Verificação:
Escreva o nome de um objeto na seguinte imagem:
: