Na boa, nunca escreverei MUÇARELA. Para mim o correto é e sempre será MUSSARELA!
"Muçarela deve ser escrita com cê-cedilha e nós vamos te explicar o porquê. Quando o nosso sistema gráfico foi criado em 1943, convencionou-se que, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ diante das vogais “a”, “o” e “u” deveria ser grafado com cê-cedilha, tal qual “ça”, “ço” e “çu”. Portanto escrevemos: paçoca, miçanga, açaí e açúcar, todas de origem estrangeira."
Fonte:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/mussarela-ou-mucarela.htmGramaticalmente errado, sim, não é recomendado o uso em situações mais formais, porém fique à vontade para escrever mussarela, ninguém vai te prender.
No caso do trema, sou a favor do uso facultativo do mesmo. Muitos justificam a extinção com a palavra "LINGUIÇA", dizendo que é um palavra de uso cotidiano. Mas o que dizer de sagüi, ?serigüela, exeqüível e ungüento? elas não são tão conhecidas assim, logo o trema seria essencial.
O trema auxilia na pronúncia do texto, e da minha parte continuarei fazendo, independentemente de qualquer acordo ortográfico.
Do mesmo modo que uma pessoa aprende o uso do acento gráfico, seja agudo, grave, trema, ele aprenderá a pronúncia certa da palavra com a ausência do acento: contato social. Ainda mais em tempos em que a pesquisa é extremamente fácil.
Acho isso uma putaria só e eu estou ignorando isso completamente. Pessoas que nunca ouviram uma palavra, e as vezes até palavras que conhecem (que coisas como coco e cocô não tem mais acento, é isso mesmo?), vão ser lidas completamente diferente sem o acento. Os acentos NÃO SÃO INÚTEIS, ELES SERVEM PRA MOSTRAR COMO DEVE SER LIDO A PALAVRA, E MUDAR ELES MUDA COMPLETAMENTE A PALAVRA.
E eles não tinham eliminado a palavra "estória" da existência também? Vai ver é pra tudo virar "história" e ninguém saber a diferença mais ¬¬
Não há nada de errado com alguma possível mudança na pronúncia e nem com homonímia, já que as pessoas ainda saberão o significado atribuído graças ao contexto.
Se não me engano era pra deixar os portugues (de portugal, brasil e angola) mais parecidos.
Era por isso mesmo, mas os outros países lusófonos cagaram para nossa mudança sugerida.
Só para deixar claro, não to defendendo a reforma, na verdade sou bem indiferente quanto a isso, só não concordei com os argumentos.