Você conhece o Sarahah, Visitante? É uma espécie de rede social onde você pode mandar mensagens anônimas.

O Fórum AG está no Sarahah, e você pode mandar sua mensagem pro crush no tópico Correio do Amor ou alguma pergunta mais séria no Desabafos e Conselhos Anônimos.

[Mande sua pergunta!]

19 de Agosto, 2018, 09:08:25

Autor Tópico: Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa  (Lida 2300 vezes)

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
: 11 de Novembro, 2015, 22:08:47
Vira e mexe me deparo com alguma palavra ou uma dúvida. As vezes até cheguei a pensar que meu corretor ortográfico estivesse errado. Bem, Isso é notícia velha, mas ainda rende alguma discussão. Estima-se que cerca de 0,5% a 2% do vocabulário brasileiro mudou.

Segue alguns exemplos:
• Como era:
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
• Como ficou:
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.

•O Trema também foi extinto: (aqueles dois pontos em cima da letra u)
“tranqüilo” passa a ser “tranquilo”
“conseqüência” fica “consequência”
“lingüiça” fica “linguiça”

•Acento Circunflexo
As palavras “crêem”, “dêem”, “lêem” e “vêem” passam a ser “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.
Palavras como “enjôo” ou “vôo” se tornam “enjoo” e “voo”.

•Acento Diferencial
Alguns exemplos das situações que não se usarão mais o acento para diferenciar palavras como:
“pára” (flexão do verbo parar) de “para” (preposição).
“pélo” (flexão do verbo pelar), “pêlo” (substantivo) e “pelo” (combinação da preposição com o artigo).

•Hífen
Palavras começadas pela letra “r” ou “s” não levarão mais hífen. Exemplos:
“anti-semita” ficará “antissemita”.
“contra-regra” ficará “contrarregra”.

-------------------------------------------------------------------------------------------

MINHA HUMILDE OPINIÃO:
E nós que passamos nossa juventude e horas na escola aprendendo o método antigo????
Se escrevermos a moda antiga estamos errados???

Na boa, nunca escreverei MUÇARELA. Para mim o correto é e sempre será MUSSARELA!
« Última modificação: 12 de Novembro, 2015, 01:45:15 por Sakuragi Hanamichi »

Re: Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
Resposta #1: 12 de Novembro, 2015, 00:21:17
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Essas regras não começavam a funcionar quando entrou 2013? 8D
*Jungon* kawaii lover ^__^ if I was a rich girl, nanananananananananananananana.. ♫

Dai-Yoh, meu sentai :3 Episódio novo quando eu puder voltar a escrever... i.i

Resposta #2: 12 de Novembro, 2015, 01:11:12
0
0
Essas regras não começavam a funcionar quando entrou 2013? 8D
Bem, pesquisei aqui e as informações divergem muito . Mas é certo que o prazo para adaptação já terminou (durante esse prazo valia as duas regras).

Vira e mexe eu me pegava escrevendo "IDÉIA" e o corretor me corrigia com IDEIA.
Eu ficava puto com isso, pois tinha certeza que ideia tinha acento.

No caso do trema, sou a favor do uso facultativo do mesmo. Muitos justificam a extinção com a palavra "LINGUIÇA", dizendo que é um palavra de uso cotidiano. Mas o que dizer de sagüi, ?serigüela, exeqüível e ungüento? elas não são tão conhecidas assim, logo o trema seria essencial.

O trema auxilia na pronúncia do texto, e da minha parte continuarei fazendo, independentemente de qualquer acordo ortográfico.

COMO EU DISSE LÁ ATRAS, mussarela com "ç" JAMAIS!!!!

Resposta #3: 12 de Novembro, 2015, 01:59:34
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Poisé, eu nunca pensei na regra do trema pq as palavras do cotidiano não mudam o.o

Mas ideia, colmeia, alcateia,... essa eu aprendi cedo .. e odeio quando o corretor corrige pra 'idéia' >___>

*Jungon* kawaii lover ^__^ if I was a rich girl, nanananananananananananananana.. ♫

Resposta #4: 12 de Novembro, 2015, 02:05:24
0
0
...Mas ideia, colmeia, alcateia,... essa eu aprendi cedo .. e odeio quando o corretor corrige pra 'idéia...
Seu corretor deve estar desatualizado, pois ideia tinha acento, mas agora não tem mais +_+

Resposta #5: 12 de Novembro, 2015, 02:26:06
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Espero que atualize logo então XDD

Resposta #6: 12 de Novembro, 2015, 02:39:19
0
0
"A palavra idéia passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009"
Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/ideia-ou-ideia/

Seu corretor está desatualizado desde 2009 XD
Na boa, isso enche o saco. É como se escrevêssemos certo a vida inteira e de repente, do nada, dizem que estamos errados!   

Resposta #7: 12 de Novembro, 2015, 02:54:52
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Estranho, o modelo do meu celular parece que passou a existir em 2014

Resposta #8: 12 de Novembro, 2015, 20:28:30
0
0
sinceramente, tem tanta coisa pra arrumar no país né, aí inventaram essa parada anos atrás. Até hoje eu não entendi viu.
O bom é que quem estiver morrendo numa fila de hospital, pode morrer falando o português correto

clique neste rodethos

Resposta #9: 13 de Novembro, 2015, 00:32:47
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Acho que queriam amenizar o problema do analfabetismo na época, ... mas sabe como é, hoje em dia o foco é mais em aceitação do governo pela massa pobre, e não cultura e estudos x.x por isso que trocaram o bolsa-escola pelo bolsa-família, não foi? x.x

Resposta #10: 13 de Novembro, 2015, 11:32:41
0
0
Acho isso uma putaria só e eu estou ignorando isso completamente. Pessoas que nunca ouviram uma palavra, e as vezes até palavras que conhecem (que coisas como coco e cocô não tem mais acento, é isso mesmo?), vão ser lidas completamente diferente sem o acento. Os acentos NÃO SÃO INÚTEIS, ELES SERVEM PRA MOSTRAR COMO DEVE SER LIDO A PALAVRA, E MUDAR ELES MUDA COMPLETAMENTE A PALAVRA.

O "colmeia" ali mesmo, sem acento seria como alguém dizendo "meia" e não colmÉia... O Coreia fica parecido com correia... E por aí vai...

A única coisa que eles vão conseguir fazer com isso é fazer com que as pessoas fiquem completamente perdidas quando forem ler alguma coisa, já que vai ficar à mercê da sua própria imaginação saber onde era pra ter acento, já que os acentos da palavra agora não significam mais porra nenhuma, então se você for ler um livro sem conhecer a palavra assembléia, e vê um assembleia, você vai ler e dizer a palavra errado depois -_-

Tem muitas poucas palavras onde o acento ser tirado fez algum sentido, porque mesmo sem acento, ainda se lê da mesma forma. Mas isso são só algumas poucas exceções, eles acabaram acertando elas "sem querer" provavelmente.

E as palavras sem hífen eu não sabia, fica parecendo muito idiota. Na wikipedia eu já tinha consertado umas coisas tipo económico pra econômico, mas parece que isso foi outra mudança, esse acento não existe mais ¬¬

Esses caras só tão querendo mexer em coisa que não precisa ser mexido. Vai ver estão entediados e só querem ver o português ficando tão estúpido quanto o inglês. Porque eles obviamente não sabem porra nenhuma de gramática. E isso que eu sempre odiei português na escola...

Eu acho que todo mundo devia só fazer o mesmo e ignorar essa porra toda, porque assim essa "regra nova" não vale de nada se ninguém tá usando ela.
« Última modificação: 13 de Novembro, 2015, 11:43:52 por Jujucristine »

Resposta #11: 13 de Novembro, 2015, 12:16:14
Puxa Jujucristine
Faço suas palavras as minhas. Também prefiro ignorar erra porra toda e continuar escrevendo a moda antiga.

Resposta #12: 13 de Novembro, 2015, 13:51:59
0
0
Puxa Jujucristine
Faço suas palavras as minhas. Também prefiro ignorar erra porra toda e continuar escrevendo do jeito certo.
Isso aí

Resposta #13: 13 de Novembro, 2015, 17:42:23
0
0
Acho que queriam amenizar o problema do analfabetismo na época, ... mas sabe como é, hoje em dia o foco é mais em aceitação do governo pela massa pobre, e não cultura e estudos x.x por isso que trocaram o bolsa-escola pelo bolsa-família, não foi? x.x
Se não me engano era pra deixar os portugues (de portugal, brasil e angola) mais parecidos.

Resposta #14: 13 de Novembro, 2015, 19:38:29
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Se não me engano era pra deixar os portugues (de portugal, brasil e angola) mais parecidos.
Esse é o motivo divulgado, ninguém faz isso só pra unificar países de continentes diferentes e isolados de um idioma que mal é dos 10 mais do mundo xP

Resposta #15: 14 de Novembro, 2015, 00:25:14
0
0
Eu tambem acho que isso tudo foi uma conspiração pras editoras reemprimirem todos os livros escolares e lucrarem em cima do governo e das escolas particulares. E NENHUM DOS MALDITOS ME CHAMOU PRA ILUSTRAR NENHUM LIVRO

clique neste rodethos

Resposta #16: 31 de Dezembro, 2015, 19:52:14
Nunca gostei dessa reforma.

Tem várias coisas que ficaram estranhas.

Ficou muito pior de ensinar as crianças.

A reforma já nasceu velha XD.

Resposta #17: 31 de Dezembro, 2015, 20:58:22
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Pelo menos essas questões eu acertei no último concurso ^^

Resposta #18: 1 de Janeiro, 2016, 15:05:50
0
0
Acabei de ver no telejornal. Aprovaram de vez essa bagaça ¬¬

Resposta #19: 2 de Janeiro, 2016, 19:43:17
Acabei de ver no telejornal. Aprovaram de vez essa bagaça ¬¬

Essa era uma questão em que não ficaria mal voltar atrás.

Resposta #20: 4 de Janeiro, 2016, 21:57:09
Essa reforma serve apenas para eliminar candidatos de concursos públicos, pq ninguém merece depois de velho ter que ficar reaprendendo essas coisas .-.

Resposta #21: 4 de Janeiro, 2016, 22:21:37
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Eu já estudo com essas regras desde 2009 t.t

Resposta #22: 4 de Janeiro, 2016, 22:36:35
0
0
Tem que estudar nada, tem que mandar tomarem no cú xP

(Se for pra concurso, se for realmente importante até vai dar umas decorebas antes do teste, mas a maioria dessas mudanças vai ser aprender a escrever errado, é muito imbecil)

E eles não tinham eliminado a palavra "estória" da existência também? Vai ver é pra tudo virar "história" e ninguém saber a diferença mais ¬¬

Resposta #23: 5 de Janeiro, 2016, 09:17:18
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Nem sabia que não existia mais a palavra estória o.o

Resposta #24: 5 de Janeiro, 2016, 19:14:07
Eu continuo escrevendo estória quando é apropriado. Não estou nem aí se excluíram a palavra.
Acho muito imbecil dizer que estoria e história é a mesma coisa.
Também não concordo com a extinção do trema
Sem ele INCONSEQÜENTE se torna INCONSEKENTE!!! xD

Alerta: este tópico não recebe novas mensagens há pelo menos 400 dias.
A não ser que você esteja certo que quer responder, por favor, considere criar um novo tópico.

Observação: Este post não será exibido enquanto não for aprovado por um moderador.
Nome: E-mail:
Verificação:
Escreva a palavra que está em verde: texugo anime fechado: