No mundo atual, o consenso sobre a necessidade de qualificação exige a precisão e a definição do sistema de participação geral nas competições mensais que estão ocorrendo no momento, que são Assinatura do Mês, Avatar do Mês, Foto no Mês, Poesia do Mês, Desenho do Mês, Música do Mês e Game do Mês.

26 de Junho, 2019, 16:51:59

Autor Tópico: Salut D'Amor  (Lida 424 vezes)

Salut D'Amor
: 2 de Agosto, 2015, 13:58:21
1
0
"Em tua luz aprendo a amar.
Em tua beleza, a escrever poemas.
Porém, as vezes te vejo, e essa visão se transforma em minha arte."
Rumi

Salut D'Amor

Ao amanhecer a lua era calma
Vem toda alva à luz da alma,
Graça do oriente como flor
O teu sorriso com rubor.

É tal rosa contra o vento
Ao desenhar cada momento,
Um céu azul em liberdade
Que abre tuas asas divindade.

Vem entregar o vinho tinto
E expressarei o que sinto,
Volta noturna como prata
Inspiradora em tua sonata.

Soluto amor que se dispersa,
Sonho dourado que se versa,
Cor lemniscata ao seu vinhedo
Faz nossa noite um só segredo.

K+Z

Algumas informações acerca desse poema.

Ou Soluto Amor (Disperse amor), em significado "Saudações Amor" em occitano. Também "love letter", lit. "greeting", carta de amor. Salut também é "oi" em francês.

O Salut D'Amor foram poemas líricos occitanas dos trovadores, escritos como uma carta de um amante para outro que dariam num dos elementos na tradição do amor cortês, que por sua vez as suas origens vieram de influências dos cátaros, dos árabes, e entre outros. Mas o Salut não é tratado como um gênero por gramáticos occitanos medievais, os trovadores copiou o estilo de músicas occitanas em francês antigo como o salut d'amour. Estruturalmente muitas vezes eram octossilábicos com rimas dísticas.

Versos Octassílabos (4-8) em dísticos (rimas) nas quadras

Apesar de ter uma ligação com a imagem, estes trabalham um tema universal. Fiz em cada estrofe  simbolismo de duas cores de rosas, ao total de oito. Sendo a primeira  rosa de cor branca (Lua cheia - alva), ao ser tocado pelo sangue se torna vermelha. Expressão de amor carnal, ou imanência. (Ao exemplo de Afrodite, ou a virgem se deflorando). E assim continua...

O número 8 está ligado com diversos simbolismos, como também representado no poema a estrela de Lakshmi (deusa hindu do amor), como também similar o Rub El Hizb ۞.  Sendo a cadencia de 4-8, representa dois quadrados interpostos.  Octassílabo também faz referência a Língua D' Oc. Sendo a Lemniscata o símbolo do infinito, o oito deitado, ela representa as oitavas, assim como notas musicais, ou como transcendência no símbolos de ogdóade  ou oitavo céu, e ainda mais que em cor esta representa a cor mágica da octarina. Cabe ainda muitas releituras no poema que deixei, vale a pena conferir outras partes que não explicitei aqui, e ir além das primeiras impressões.

Brumas de Vinho

Bem pessoal, talvez essa seja minha ultima postagem de versos por aqui, pois agora estarei expondo num blog todos os meus versos, faço o convite para dar uma olhada e conferir os meus trabalhos, me incentivaria e apoiaria se me seguissem por lá, logo que não sei o que é se tanto dá valor cultural, que até desanima o cenário, e somos nós mesmos que desvalorizamos. Pretendo um dia lançar um livro, ou mais, não somente de versos, romances, outras literaturas, etc. Sei lá, espero que gostem;

link: http://brumasdevinho.blogspot.com.br/

Agradeço, abraços fraterno e poético
« Última modificação: 3 de Agosto, 2015, 00:11:18 por keiki »

Re: Salut D'Amor
Resposta #1: 2 de Agosto, 2015, 14:19:28
0
0
Seus poemas tem uma beleza especial. Boa sorte com o blog!
Este post é patrocinado pela Balbúrdia Corporation.

Resposta #2: 2 de Agosto, 2015, 14:49:55
0
0
Seus poemas tem uma beleza especial. Boa sorte com o blog!

agradeço de coração amigo;

Resposta #3: 4 de Agosto, 2015, 20:05:29
  • Jeny Feminino

• Agora entendo que o mundo continuaria a girar. Comigo ou sem mim.
  • Moderadora
  • Deus
0
0
Parabéns keiki ,poema lindo maravilhoso.

E boa sorte no blog, irei conferir

Amigo Secreto

Resposta #4: 6 de Agosto, 2015, 11:33:59
0
0
Parabéns keiki ,poema lindo maravilhoso.

E boa sorte no blog, irei conferir

Muito obrigado minha doce querida; estarei colocando, e precisando dar alguns ajustes no blog ainda, mas estará lá. To por enquanto sem internet em casa, mas ainda to por aqui: