O Fórum AG também está no WhatsApp. Peça para algum administrador do chat incluí-lo!

[Tópico Oficial WhatsApp - Peça aqui]

16 de Junho, 2019, 03:59:01

Autor Tópico: A Educação no Brasil  (Lida 1370 vezes)

A Educação no Brasil
: 18 de Maio, 2015, 18:43:08
0
0
Papo reto e sem firulas.

Educação na instituição federal, estadual e municipal sucateada pela falta de verba.

Educação no privado sucateado pela falta de verba do povo e pela falta de tempo. Quando você trabalha, arranjar espaço na semana é um caos.

Exceções existem, mas são justamente isto: exceções.

Quem nunca quis fazer um curso, mas desistiu pela falta de dinheiro feat. tempo?

Não lembro como usa BBCode, mimsina

Re: A Educação no Brasil
Resposta #1: 19 de Maio, 2015, 11:00:57
  • Maya Feminino

• E eu ainda vou ser um inverno frio, para que o sonho que vivemos, nunca derreta.
  • Especial
0
0
A educação do nosso país nunca foi boa, com essa crise então, está cada vez pior...

Professores municipais, estaduais e federais estão em greve no país inteiro, e ainda dizem que temos uma boa educação?

É como debati certa vez, se não me engano foi com a Vivi que nosso governo faz questão que o povo se torne cada vez mais ignorante.

Me digam em que outro país os professores recebem tão pouco pelo seu trabalho? Ok, eles ganham R$1500,00 ou R$2700,00  ao mês, mas dê que vale tanto dinheiro e esforço? Não apenas os alunos, como também seus pais e o próprio governo os tratam mal.

Em países desenvolvidos como Japão e Alemanhã os professores costumam ter um dos melhores salários de seu país além de serem profissicionais muito respeitados pois cabe a eles endinar e educar o guturo de suas nações.

Acredito que nossa educação somente quando nossos governantes passarem a dar valor para os principais responsaveis do futuro da nossa nação, não digo somente em aumentar seus salários, mas principalmente dar o devido respeito a nossos educadores. Enquanto isso não acontecer, nada irá mudar.

Quanto ao valor, estou sofrendo com isso... A mensalidade da faculdade que eu pretendo cursar custa mais de R$1000,00 e a federal além de não ter em Blumenau oferece poucas vagas para muitas pessoas.
Ruby-chin, a deusa do amor

Meus pokémons <3

Resposta #2: 19 de Maio, 2015, 12:35:47
0
0
Não é preciso nem falar em faculdade. Pega um curso de inglês da Wizard em São Paulo.

Taxa de Matrícula:   R$ 260,00
Custo / mensalidade:   R$ 200 (11 x ano)
Carga Horária Semanal:   2 x 1 hora por semana segunda e quarta ou terça e quinta.
Duração:   3 anos curso completo
Custo do Material:   R$ 706. 6 x 117,65 Material com 2 livros, 7 cds e alguns recursos avançados, como caneta para ler códigos no livro, etc…
Taxa de cancelamento:   Em torno de 10% do valor restante do contrato.

Vamos lá. Conta de Matemágica.

260 pilas só pra entrar.
200 x 33 meses (três anos de curso)
706 material

Só essa brincadeira deu em um ano um prejú de 7566 reais. Sem reajustes (aumentos prováveis de ano por ano).

Por um curso que você vai uma hora de aula duas vezes por semana.

Só que não é só uma hora de aula que você gasta. Você tem que pegar transporte para ir.

Vamos supor a melhor condição de transporte possível. Um ônibus só. Evidentemente, em São Paulo, você tem que pegar ônibus feat. metrô pra tudo, mas vamos ser otimistas.

A passagem de ônibus é 3,50 reais. Supondo que a pessoa não tenha gastado com transporte para ir ao trabalho/faculdade durante o dia, ela gasta ida e volta essa passagem.

Isso dá 7 pilas por semana, 28 reais por mês.

Vezes 33 meses:  reais. Só de transporte, nas melhores condições possíveis (um só ônibus).

Além do lanchinho, que é comida + bebida, que sai mais de 7 reais da condução em São Paulo. Supondo uma refeição completa ou um lanche reforçado com a bebida, em São Paulo, sairia mais de quinze paus.

Mas vamos supor que você é do tipo que economiza. Pão na Chapa mais garrafinha de 2 reais de água mineral sem gás, pra não torrar a grana com café, hambúrguer ou uma refeição minimamente substancial para um ser humano. 2,50. Dá mais 5 reais por semana, 20 reais ao mês;

Vezes 33 meses: 660 reais. Isso supondo que você está gastando o mínimo possível pra não ficar sem dinheiro.

7.566 + 924 + 660

RESULTADO FINAL E ECONÔMICO: 9.150 reais em TRÊS ANOS DE CURSO DE INGLÊS pra estudar uma hora por duas vezes por semana!

Capaz de você nem aprender lhufas no curso, porque você ainda tem que estudar em casa, fazer exercício e essa vida bandida não te dá tempo pra continuar.

Vamos supor que você é classe trabalhadora. Não vou nem me ater o óbvio ululante, que é: "Você NÃO consegue pagar o curso ou estudar nele por falta de curso".

Vamos supor que você descobre isso em 6 meses. Você já pagou em seis meses a seguinte operação:

260 pilas só pra entrar.
200 x 6 meses
706 material

260 + 1200 + 706

Você pagou até aqui, seis meses, 2.166 reais pra não aprender nada. Só pro curso.

Gastou de transporte 168 reais (28 vezes 6) e de lanchinho PÃO NA CHAPA E ÁGUA DA MISÉRIA 120 reais.

Seis meses gastando 2.454 irreais. Irreais porque não dá pra REALmente viver nesse país com um salário mínimo de 788 reais.

Se você ganha um salário mínimo, em seis meses, você tem 4.728 reais, menos as despesas do cotidiano, luz, água, telefone, internet, família etc.. SUPONDO QUE VOCÊ VIVA DE FAVOR e use esse dinheiro, só pra pagar o curso de inglês.

4.728 - 2.454

Sobram com você menos da metade do seu salário, só pra pagar o CURSO DE INGLÊS e outros custos: 2.274 IRREAIS.

Ou seja, pagar um curso de inglês de três anos, duas vezes por semana, apenas uma hora de curso.

Mas não para aí. Você tinha 33 meses no contrato. Faltam 27 meses. Você cancelou o contrato e deve 10% desse valor que falta como multa por SER POBRE DEMAIS.

(200 x 27) dividido por 10

Você paga 540 reais adicionais por você ter a culpa de cancelar o contrato e não ganhar mais que um salário mínimo por mês, ter nascido pobre e não poder pagar esse curso.

RESULTADO DOS SEIS MESES DE BRINCADEIRA: 2.814 IRREAIS. SOBRA APENAS QUASE UM TERÇO DO SEU SALÁRIO MÍNIMO EM SEIS MESES.

O cara paga quase 3.000 reais pra descobrir que perdeu tempo e dinheiro tentando aprender alguma coisa na vida em seis meses.

Resposta #3: 19 de Maio, 2015, 12:53:47
0
0
Que nada kalin, segundo a meritocracia você não se esforçou o suficiente pra fazer esse curso e sendo assim, não vai conseguir oportunidades melhores.

Falando sério agora, o custo de vida está bem alto mesmo, fica difícil poder fazer esse tipo de coisa... quanto a curso de inglês tem opções de cursos online(ahã, e CLARO que todo mundo tem à sua disposição um computador e uma internet boa).

Eu estava a fim de fazer uma pós, mas me apavorei com os preços! mais de 1000 por mês!
Tive sorte de me formar, eu trabalhava na TI do campus, tinha desconto de funcionário lol

Isso aqui é FOFO PRA CARALHO, puta que pariu, te amo mulher

Presente da Lilith

Versinho da Jeny <3

Resposta #4: 19 de Maio, 2015, 13:05:14
0
0
Que nada kalin, segundo a meritocracia você não se esforçou o suficiente pra fazer esse curso e sendo assim, não vai conseguir oportunidades melhores.

Eu chamaria de dinheirocracia, porque quando um moleque nasce herdeiro de um bilionário, ele nem precisa gerenciar a empresa, só jogar o CEO na frente.

Falando sério agora, o custo de vida está bem alto mesmo, fica difícil poder fazer esse tipo de coisa... quanto a curso de inglês tem opções de cursos online(ahã, e CLARO que todo mundo tem à sua disposição um computador e uma internet boa).

Falando sobre curso online, eu estou vendendo um curso de inglês muito bom da Pearson.

Trimestral 165,00 pilas, Semestral 197,40 pilas e Anual 298,80. Taxa única, isso não é mensalidade nem matrícula. Com certificado e tudo nos conformes.

Quem quiser, entra em contato comigo inbox. Vendo outros cursos também (profissionalizante).

Resposta #5: 20 de Maio, 2015, 01:01:02
  • Maya Feminino

• E eu ainda vou ser um inverno frio, para que o sonho que vivemos, nunca derreta.
  • Especial
0
0
Eu estava a fim de fazer uma pós, mas me apavorei com os preços! mais de 1000 por mês!
Pior é eu que só a mensalidade da faculdade é mais de 1000 por mês, imagina quanto não deve sair uma pós 

A verdade é que está complicado demais issp tudo... para ter um emprego você precisa de uma boa grade curricular, para isso precisa de cursos e faculdade, mas as vezes o seu retorno no final mal serviu para um emprego ou salário melhor...

Meus pokémons <3

Resposta #6: 20 de Maio, 2015, 01:16:39
0
0
A verdade é que está complicado demais issp tudo... para ter um emprego você precisa de uma boa grade curricular, para isso precisa de cursos e faculdade, mas as vezes o seu retorno no final mal serviu para um emprego ou salário melhor...

Pra ter um bom emprego, você precisa ter uma boa faculdade.
Pra ter uma boa faculdade, você precisa ter um bom emprego.

Resposta #7: 20 de Maio, 2015, 02:01:07
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
No final você se ferra de qualquer jeito

Meus pokémons <3

Resposta #8: 20 de Maio, 2015, 02:18:40
0
0
No final você se ferra de qualquer jeito

Se ferrar é um termo difícil para quem nunca teve chance desde o começo.

É um jogo de cartas marcadas.

Resposta #9: 20 de Maio, 2015, 02:29:11
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
Como assim?

Meus pokémons <3

Resposta #10: 20 de Maio, 2015, 02:39:42
0
0
Como assim?

Você se ferra quando você faz algo que tem uma chance.
Você não se ferra quando se joga de um penhasco achando que vai criar asas e voar. Aí é a tolice.

É impossível no sistema brasileiro atual pagar uma boa faculdade sem já ter uma família que sustente. O jogo tem cartas marcadas. Ricos continuam ricos, pobres continuam pobres.

Sobram as faculdades públicas. Mas pra passar, tem vestibular, que é uma cartilha. Quem teve estudo de qualidade durante a vida, passa. E quem não teve, não tem chances quase. É uma exceção ou outra que passa.

Resposta #11: 20 de Maio, 2015, 03:13:06
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
Ué, mas a probreza tinha diminuido e a escola pública é tão boa quanto a particular, segunto uns aí :3

Eu meio que desisti da faculdade por causa disso... ou é muito caro ou é particular com uns 15 por vaga no mínimo. Como eu não tenho dinheiro, não consigo bolsa, meus pais não vão ajudar e eu estudei a vida toda em escola pública que é uma porcaria, dúvido que consiga passar na federal...

Meus pokémons <3

Resposta #12: 20 de Maio, 2015, 12:53:08
0
0
Ué, mas a probreza tinha diminuido

Diminuiu sim. Diminuir um problema não significa que ele sumiu, especialmente se você considerar as pessoas na faixa de extrema pobreza, as quais não saíram do lugar.

Quem deixou de ser pobre virou classe média baixa e ganha dois ou três salários mínimos, consegue lidar com os custos de um curso de inglês... na sofrência.

a escola pública é tão boa quanto a particular, segunto uns aí :3

Nem o PT consegue mentir tanto.

Agora, a faculdade PÚBLICA (USP, Unicamp etc.) é melhor que a particular (UNILIXO, UNIESQUINA etc.) sim.

O problema é todo ensino não-superior.

Eu meio que desisti da faculdade por causa disso... ou é muito caro ou é particular com uns 15 por vaga no mínimo. Como eu não tenho dinheiro, não consigo bolsa, meus pais não vão ajudar e eu estudei a vida toda em escola pública que é uma porcaria, dúvido que consiga passar na federal...

Nem vem que você tava disposta a me pagar um Anime Friends. Moh rica você.

Resposta #13: 20 de Maio, 2015, 13:13:36
  • Anael Limelight Feminino

• "I'm one with the Force, and the Force is one with me!"
  • Semideus
  • Viúva do AT
1
0
Isso me lembra uma situação que vivi há uns 8~9 anos.

Minha irmã do meio foi para os EUA e não fala lhufas de inglês.

Eu com escola + cursinho tenho inglês quase que fluente, mas bem, não é esse o ponto.

Essa minha irmã, sempre que tinha dificuldades com seus estudos se socorria a mim, a mais nova, para ajudá-la.

Um belo dia ela me convida para "dar uma de tradutora" em uma festa, onde havia dois turistas suíços.

Lá pelas tantas, conversa vai, conversa vem, eles me perguntam o que eu faço, etc.

Na época eu era uma reles estudante de Direito, e estava no terceiro ano de faculdade e tal...

O cara me olhou como se estivesse vendo a personificação de Satanás e disse

"Third year, why? You'd must be graduating at this time on Switzerland".

(Terceiro ano, por quê? Você deveria estar se graduando há essa época na Suíça).

Por quê?

Como explicar que as faculdades daqui duram em média 4~6 anos?

Seria a má educação base, a tendencia a extorsão,, OH DEUS!

Gaguejei alguma coisa e mudei de assunto, porque não sou trouxa.

Kasdrael, minha Nana
Anjinha da Guarda e Sakura do Ruddy ^^~

Resposta #14: 20 de Maio, 2015, 15:05:22
  • Maya Feminino

• Especial
1
0
Nem vem que você tava disposta a me pagar um Anime Friends. Moh rica você.

No AF eu tinha algum dinheiro, não tenho mais ç.ç

Eu sei que a faculdade pública é melhor, na verdade acho que é a única coisa que é melhor pública do que privida nesse país

Meus pokémons <3

Resposta #15: 20 de Maio, 2015, 15:15:39
1
0
Somos governados por velhotes ignorantes que elegem outros velhotes ignorantes. Quando não elegemos velhotes ignorantes, elegemos os filhos deles ou as pessoas que dominam as outras através de palavras ou promessas falsas para iludir o povo (demagogos).

Todo mundo fala que a educação é prioridade mas a maioria sequer lê um livro, ás vezes nem lê nada.

Todo mundo fala do valor do trabalho, mas ficam encostados ás custas de outrem.

O discurso é o oposto da prática a "Pátria educadora" é a primeira a cortar na educação quando a coisa aperta um pouco.

Acabei de ver na TV uma pessoa que fez dois cursos do Pronatec e mesmo assim não conseguiu emprego.

Os cursos estão defasados, o Ensino e a educação se transformaram numa imensa piada de mau gosto sem a a menor graça.
Este post é patrocinado pela Balbúrdia Corporation.

Resposta #16: 21 de Maio, 2015, 00:36:19
0
0
E às vezes elegemos jovens ignorantes, filhos e netos desses mesmos velhos.

Acho que a Educação à Distância vai ser a grande formação do futuro.

Resposta #17: 21 de Maio, 2015, 01:57:57
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
Não sou muito fã da educação a distância...

Shunt fez lembrar que as vezes você pode ter um doutorado e ainda assim não conseguir um emprego.

No começo do ano eu conheci um homem que veio de São Paulo, se não me engano era de São Bernardo dos Campos, para Blumenau. Ele era engenheiro mecânico pelo que me lembro. Ele disse que fpi em algumas empresas procurar emprego mas assim que elas viam o currículo recusavam ele. Ele tinha pós e muita experiência, mas ninguém quis dar a vaga porque achavam o currículo dele bom demais para o salário que estava sendo oferecido. Então nem sei mais dizer se ter um bom estudo realmente ajuda...

Meus pokémons <3

Resposta #18: 21 de Maio, 2015, 01:59:13
0
0
Não sou muito fã da educação a distância...

Shunt fez lembrar que as vezes você pode ter um doutorado e ainda assim não conseguir um emprego.

No começo do ano eu conheci um homem que veio de São Paulo, se não me engano era de São Bernardo dos Campos, para Blumenau. Ele era engenheiro mecânico pelo que me lembro. Ele disse que fpi em algumas empresas procurar emprego mas assim que elas viam o currículo recusavam ele. Ele tinha pós e muita experiência, mas ninguém

Porque elas achavam que ele conseguiria um emprego melhor logo e então não aceitavam alguém que pudesse ficar (na mente delas) pouco tempo.

Agora, sobre EAD, as pessoas não tem tempo. As pessoas não tem dinheiro. E o ensino presencial tá uma merda.

Nossa geração não tá acostumada, mas a próxima...

Resposta #19: 22 de Maio, 2015, 03:31:57
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
Sim, mas nessa de não contratar por medo que ele fique pouco tempo, ele não conseguia um emprego :/

Não sei, não gosto do  ensino a distância, acho os presenciais melhores

Meus pokémons <3

Resposta #20: 22 de Maio, 2015, 06:26:49
0
0
Nesse ponto eu vou discordar, até porque eu pensava assim também.

No começo dessa história de EAD, os materiais eram muito ruins. A ausência de um professor pra matar as dúvidas também era esquisita.

Aí a coisa mudou. Começaram a ter professores via Skype. Pra mim não mudou nada. Conferências de vídeo e áudio são impossíveis para mim.

Mas os vídeos e pdfs, além dos aplicativos pra celular pra você memorizar o conteúdo... não é diferente de quando estudo qualquer coisa do que já estudo (atualidades, biologia, religião, política, filosofia etc.).

Só que dinamiza meu tempo. Aprender o conteúdo de Matemática pro ENEM exigiria que eu gastasse metade do meu tempo de estudos buscando na internet os melhores sites com o conteúdo. Com um EAD, eu posso estudar direto sem procurar mais nada.

E sem falar que não precisaria gastar horas indo até o curso, aguentar o pessoal filhinho de papai que faz curso presencial sem a menor vontade de aprender e que foi enfiado lá porque a família mandou. Posso aprender no meu ritmo, sem que a sala me atrase ou adiante conteúdo. Não preciso temer perder um dia de aula, nem acordar cedo. Nem preciso ficar temer o professor ir ou não com a minha cara.

Melhor coisa é evitar o contato humano e só matar as dúvidas por e-mail ou estudando mais.

Resposta #21: 22 de Maio, 2015, 08:49:15
0
0
Ué, mas a probreza tinha diminuido e a escola pública é tão boa quanto a particular, segunto uns aí :3

Não é tb coisa de outro mundo passar na federal, insista, estude, persista e uma hora vc passa, mas tem que pesar tb se vale a pena, eu estudei na ufsc, num dos cursos que já foi considerado um dos 10 melhores do país, e posso te dizer que hoje em dia é uma grande droga, a UFSC está cada vez pior, tem muita particular que já se destaca e a deixa pra traz em vários cursos. Eu alugava kitnets pra estudantes até 10 anos atrás, parei pois no início eu recebia pessoas que eram realmente bons, e eram atraídos por uma UFSC de qualidade, que tinha nome, mas agora, e já faz algum tempo, só tem vindo arruaceiro querendo festa, pois tem faculs razoáveis por todo o estado, e já não vale a pena, a maioria que vem pra cá é pra ficar longe da família e aprontar mesmo.
Se vc vier morar em floripa, provavelmente vc vai gastar mais de R$1000,00 por mês pra se manter aqui, então vc tem que ver se realmente vale a pena investir em cursinhos e estudo pra entrar na UFSC e depois ter um gasto igual ou superior ao de uma paga na sua cidade.

Eu acho que os cursos a distância é que tem sido um alívio pra muita gente que não tem condições de arcar com os presenciais, eu particularmente acho muito melhor que presenciais, mas daí tem a ver com minha tendência pra autodidata, mas tem gente que não se adapta mesmo!!

Resposta #22: 22 de Maio, 2015, 10:46:22
0
0
Não é tb coisa de outro mundo passar na federal, insista, estude, persista e uma hora vc passa, mas tem que pesar tb se vale a pena, eu estudei na ufsc, num dos cursos que já foi considerado um dos 10 melhores do país, e posso te dizer que hoje em dia é uma grande droga, a UFSC está cada vez pior, tem muita particular que já se destaca e a deixa pra traz em vários cursos. Eu alugava kitnets pra estudantes até 10 anos atrás, parei pois no início eu recebia pessoas que eram realmente bons, e eram atraídos por uma UFSC de qualidade, que tinha nome, mas agora, e já faz algum tempo, só tem vindo arruaceiro querendo festa, pois tem faculs razoáveis por todo o estado, e já não vale a pena, a maioria que vem pra cá é pra ficar longe da família e aprontar mesmo.
Se vc vier morar em floripa, provavelmente vc vai gastar mais de R$1000,00 por mês pra se manter aqui, então vc tem que ver se realmente vale a pena investir em cursinhos e estudo pra entrar na UFSC e depois ter um gasto igual ou superior ao de uma paga na sua cidade.

Eu acho que os cursos a distância é que tem sido um alívio pra muita gente que não tem condições de arcar com os presenciais, eu particularmente acho muito melhor que presenciais, mas daí tem a ver com minha tendência pra autodidata, mas tem gente que não se adapta mesmo!!

Eu curso uma a distância, é mais puxadinho, mas acho bem melhor e com valor bem mais acessível.

Resposta #23: 22 de Maio, 2015, 11:03:25
0
0
Eu tô longe do ensino presencial a tanto tempo que fuçar pela internet as informações pra me formar em qualquer coisa vale mais a pena pra mim. Ou mesmo o curso EAD onde já tenho um pacote completo.

Resposta #24: 23 de Maio, 2015, 13:13:42
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
Eu não sei se vou fazer federal em Florianópolis, mas se eu fizer não preciso me preocupar com moradia já que tenho um tio que mora aí x3

Eu não sei, acho chato isso de educação a distância, me sinto mais segura tendo um professor por perto para auxiliar, sem contar os debates. De qualquer forma, acho que psicologia não funciona muito bem a distância

Meus pokémons <3