No mundo atual, o consenso sobre a necessidade de qualificação exige a precisão e a definição do sistema de participação geral nas competições mensais que estão ocorrendo no momento, que são Assinatura do Mês, Avatar do Mês, Foto no Mês, Poesia do Mês, Desenho do Mês, Música do Mês e Game do Mês.

16 de Julho, 2019, 11:17:34

Autor Tópico: Genocídio Armênio  (Lida 448 vezes)

Genocídio Armênio
: 5 de Maio, 2015, 17:23:33
0
0
Alguns dias atrás, o Genocídio Armênio fez seu centenário.

O que foi o Genocídio Armênio e por que isso é importante?

Bom, na época da Primeira Guerra Mundial, o mundo ainda era comandado por vários impérios e reinos que não haviam dado espaço às repúblicas e outras formas democráticas.

Um destes Impérios era o Império Otomano, dos turcos.

(Parenteses: esse contexto histórico, pouco mencionado, também foi crucial nas questões de atrito por todo o Oriente Médio, porque o Império Otomano dominava a região, incluindo Israel, Palestina, Curdistão, Irã etc.).

Durante a Guerra, os turcos começaram um processo de deportação e de massacre contra o povo armênio. Isso porque os armênios haviam iniciado protestos pelo direito de uma pátria armênia soberana dentro das fronteiras do Império Otomano.

Obviamente, os turcos não aceitaram e passaram a vê-los como exemplos subversivos. Os árabes também já tinham ideias e protestos para poderem ter seus próprios países, desintegrando a hegemonia turca.

"Se não existissem os armênios, com uma só indicação do Comitê de União e Progresso poderíamos colocar a Turquia no caminho requerido. O Comitê decidiu liberar a pátria desta raça maldita e assumir ante a história otomana a responsabilidade que este fato implica. Resolver exterminar todos os armênios residentes na Turquia, sem deixar um só deles vivo; nesse sentido, foram outorgados amplos poderes ao governo."
—Nazim Bei

Os armênios arranjaram algumas armas, formaram alguns focos de resistência, mas não deu muito certo. Os otomanos usaram de incêndio, armas biológicas, afogamentos, campos de extermínio... tudo de maneira extremamente similar ao Holocausto Nazista (contra vários povos), inspirado pelo próprio Genocídio Armênio.

No infame discurso de Obersalzberg, Hitler disse aos seus grandes comandantes e generais:

Nossa força consiste em nossa velocidade e nossa brutalidade. Genghis Khan guiou milhões de mulheres e crianças ao massacre - com premeditação e um coração alegre. A história vê nele unicamente o fundador de um estado. É uma questão de indiferença para mim o que uma civilização ocidental europeia fraca dirá sobre mim. Eu dei o comando - e eu irei ter qualquer que diga uma única palavra de crítica executada por um esquadrão - aquilo que nossa guerra almeja não consiste somente em alcançar certas linhas, mas na destruição física do inimigo.

Da mesma forma, eu coloquei minha formação da morte em prontidão - para o presente apenas no Oriente - com ordens a eles para enviar para a morte sem coração e sem piedade, homens, mulheres e crianças de descendência e linguagem polonesa. Só assim vamos ganhar o território (Lebensraum) que nós precisamos. Quem, afinal de contas, fala hoje da aniquilação dos armênios?
—Adolf Hitler, discurso de Obersalzberg, tradução livre

Porém, com a formação do Estado Turco - precedido da derrota do Império Otomano na Primeira Guerra - a Turquia se nega a reconhecer o evento como genocídio (uma tentativa premeditada, planejada e calculada de exterminar um povo). A Turquia só diz que armênios morreram, mas que foram eventos isolados e esporádicos, o que foi porra nenhuma.

Todos os países que querem evitar atrito com a Turquia não mencionam o genocídio armênio. Aqueles que tem coragem, reconhecem o genocídio armênio como genocídio.
Não lembro como usa BBCode, mimsina

Re: Genocídio Armênio
Resposta #1: 5 de Maio, 2015, 17:32:17
0
0
A Turquia não tinha dado uns passos para reconhecer a algumas semanas atrás? Achei que tinha visto alguma reportagem sobre isso faz alguns dias.
Este post é patrocinado pela Balbúrdia Corporation.

Resposta #2: 5 de Maio, 2015, 17:42:57
0
0
A Turquia não tinha dado uns passos para reconhecer a algumas semanas atrás? Achei que tinha visto alguma reportagem sobre isso faz alguns dias.

O reconhecimento foi de países novos, não da Turquia. Veja:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150423_armenios_turquia_rb

Resposta #3: 5 de Maio, 2015, 17:50:38
0
0
Acredito que não seja só a Turquia mas outros países também tenham dificuldade em reconhecer seus genocídios ao longo da história recente ao longo do século XX.

O reconhecimento por parte dos outros países no entanto costuma ser diferente.

Nunca tinha sequer conhecimento do tema até algumas semanas atrás.
Este post é patrocinado pela Balbúrdia Corporation.

Resposta #4: 5 de Maio, 2015, 17:53:34
0
0
Dito isto, a Alemanha reconhece o Holocausto.

Eu conheço o tema também a pouco tempo, uns dois anos.

Resposta #5: 5 de Maio, 2015, 20:46:51
  • Jeny Feminino

• Agora entendo que o mundo continuaria a girar. Comigo ou sem mim.
  • Moderadora
  • Deus
0
0
Eu já tinha visto algo sobre esse genocídio, não dei muita importancia na época, só com a recente visita do Papa por lá que soube que esse assunto gera conflitos e constrangimentos.

Dito isto, a Alemanha reconhece o Holocausto.

Eu conheço o tema também a pouco tempo, uns dois anos.
A Alemanha reconhece o Holoucasto pq foi obrigada a reconhecer e a mudar a "própria mentalidade" pra se manter viva junto aos outros europeus.
A Turquia não "se arrepende" e nem ver o caso como holocausto, não vai reconhecer nunca.

Amigo Secreto

Resposta #6: 5 de Maio, 2015, 21:10:48
0
0
A Alemanha reconhece o Holoucasto pq foi obrigada a reconhecer e a mudar a "própria mentalidade" pra se manter viva junto aos outros europeus.
A Turquia não "se arrepende" e nem ver o caso como holocausto, não vai reconhecer nunca.

Independente das razões, a Alemanha reconhece.

Resposta #7: 5 de Maio, 2015, 21:14:14
  • Jeny Feminino

• Moderadora
  • Deus
0
0
Independente das razões, a Alemanha reconhece.
E eu na espera de um belo discurso...

Amigo Secreto

Resposta #8: 5 de Maio, 2015, 22:28:29
0
0
E eu na espera de um belo discurso...

Sou idealista, não ingênuo. 

Resposta #9: 5 de Maio, 2015, 22:31:37
  • Jeny Feminino

• Moderadora
  • Deus
0
0
Sou idealista, não ingênuo. 
Discurso é para ingênuos?

Amigo Secreto

Resposta #10: 5 de Maio, 2015, 22:36:52
0
0
Discurso é para ingênuos?

Não, só os belos.

Discursos verdadeiros tendem a serem horríveis.

Resposta #11: 5 de Maio, 2015, 22:43:17
  • Jeny Feminino

• Moderadora
  • Deus
0
0
Não, só os belos.

Discursos verdadeiros tendem a serem horríveis.
Discursos são para os ingênuos.

Discursos verdadeiros seria um capitão de uma tropa de soldados indo para o Afeganistão dizendo que não voltariam vivos, sem ilusões e esperança?

Amigo Secreto

Resposta #12: 5 de Maio, 2015, 22:45:07
0
0
Discursos são para os ingênuos.

Discursos verdadeiros seria um capitão de uma tropa de soldados indo para o Afeganistão dizendo que não voltariam vivos, sem ilusões e esperança?

Discursos verdadeiros são aqueles em que a tropa de soldados fuzila o capitão por ter falado aquilo que eles precisavam ouvir, mas não queriam.

Resposta #13: 5 de Maio, 2015, 22:55:21
  • Jeny Feminino

• Moderadora
  • Deus
0
0
Discursos verdadeiros são aqueles em que a tropa de soldados fuzila o capitão por ter falado aquilo que eles precisavam ouvir, mas não queriam.
Isso seria uma reação ao que foi discursado

Amigo Secreto

Resposta #14: 5 de Maio, 2015, 23:05:04
0
0
Isso seria uma reação ao que foi discursado

Não, não a reação, mas o que provoca essa reação, que é a ação.

Resposta #15: 6 de Maio, 2015, 08:01:41
  • Jeny Feminino

• Moderadora
  • Deus
0
0
Continua sendo uma reação, pq nesse caso o discurso é a ação que causou tal reação (fuzilamento do capitão)

Amigo Secreto