Ei Visitante, você mesmo! Que tal ser entrevistado? Ah, já foi?  Não tem problema, inscreva-se de novo!

16 de Julho, 2019, 11:18:03

Autor Tópico: Quanto vale uma vida humana?  (Lida 351 vezes)

Quanto vale uma vida humana?
: 26 de Março, 2015, 15:55:22
1
0
A vida humana, aos olhos da maioria, tem valor imensurável. Sua singularidade e importância faz com que não seja viável qualquer quantificação. Porém, no mundo jurídico é necessário estabelecer um quantum para efeitos de indenização. Seguindo essa linha de raciocínio, algumas empresas já se manifestaram nesse sentido. A multinacional Ford foi uma das que se pronunciou sobre este tema, em uma matemática absurda que ficará sempre em sua história.

Nos anos 1970, nos Estados Unidos, a Ford lançou um carro no mercado com conhecido problema mecânico que colocaria a vida dos motoristas e passageiros em risco. O tanque de combustível, localizado na traseira do veículo, tinha grande chance de explodir em caso de colisão. Para entregar o “Ford Pinto” em condições melhores de segurança seria preciso aumentar os custos de produção do veículo, que até então tinha o preço como vantagem competitiva.

Diante deste quadro, a Ford fez o seguinte questionamento: “devemos gastar para corrigir o defeito do carro ou pagaremos em indenização as mortes e lesões causadas por este?”. Essa questão foi resolvida após um estudo analisando vantagens e desvantagens em arrumar o automóvel antes de lançá-lo ao mercado.

No cálculo feito pela Ford o custo para arrumar o carro seria de 11 dólares por veículo, totalizando $ 137 milhões. Já o custo estimado em indenizações seria de aproximadamente $ 49 milhões. O que significa que a opção financeiramente mais viável era deixar que os automóveis causassem os danos que a produtora previu. Na predição feita, haveria em torno de 2100 veículos queimados, resultando em cerca de 180 mortes e 180 feridos. A média do valor das indenizações seguiria a seguinte ordem: $ 700 por carro perdido, 67 mil dólares por ferido e $ 200 mil por cada vida ceifada.

Para a montadora Ford, portanto, o valor da vida é de $ 200 mil (em valores da época). Por esse preço a manca assumiu o risco de matar seus consumidores ou feri-los gravemente. Contabilizar a vida humana nos cálculos de custo/lucro dos bens oferecidos ao mercado, no intuito de aumentar a rentabilidade da empresa, é, no mínimo, antiético. A prática da empresa é moralmente condenável, pela qual deveria haver reflexos penais visando aferir a responsabilidade da Ford e dos seus profissionais nos danos causados à sociedade.

FONTE

Re: Quanto vale uma vida humana?
Resposta #1: 26 de Março, 2015, 20:40:22
  • Vivi Feminino

• Exception Girl - Nível 5
  • Aplicado
0
0
Prefiro nem comentar muito, a maioria das empresas sempre pensam no lucro e nunca ligam para a qualidade de vida de seus consumidores.. graças a Deus existe INMETRO, ISO e etc para prevenir esses acidentes...

Presente da minha linda amiga, Kasy *-*

Resposta #2: 26 de Março, 2015, 20:55:59
  • Maya Feminino

• E eu ainda vou ser um inverno frio, para que o sonho que vivemos, nunca derreta.
  • Especial
0
0
bom, isso não é algo que surpreenda Kyo-san. isso faz parte dos seres humanos, sempre achamos que nossas necessidades são mais importantes e acabamos nos pondo acima dos outros. Não só a Ford, como outras empresas, assim como pessoas comum, acabam fazendo coisas horríveis por dinheiro.

Você já ouviu falar nas "Bonecas Lolita, escravas sexuais"? Até hoje não se sabe se isso é uma lenda da internet ou de fato é real, mas se for verídico, isso prova que a vida humana não possui valor algum comparado ao dinheiro e ao poder.
Temos casos de assassinato, estupro e sequestros todos os dias, a grande maioria a causa é, novamente, o dinheiro.

Grandes empresas colocam em risco a vida de seus funcionários todos os dias visando o lucro e esquecendo que são seres vivos tão dignos quanto qualquer outro.

A verdade é que a natureza do homo sapiens se tornou obscura e cruel, a verdade é que são poucos que realmente se importam com os outros, sendo familiar, amigo ou desconhecido. A realidade é que o que rege o mundo é o poder, a riqueza e que se for preciso destruir um pais para obter isso, e eles puderem fazer isso, eles farão...

Sei que minha visão é um pouco forte demais e provavelmente sem perspectiva de esperança mas é a realidade. Pessoas boas são poucas e essas geralmente acabam esmagadas pelas ruins. :/
Ruby-chin, a deusa do amor

Meus pokémons <3

Resposta #3: 26 de Março, 2015, 22:03:25
0
0
Caramba, um tópico falando sobre este assunto justamente depois de eu ter acabado de assistir ao final do anime Kiseijuu - Parasita. Rsrs, a estória fala exatamente sobre o valor da vida humana.

Na trama, uma espécie de parasitas desconhecidos invade o corpo de pessoas comuns e passam a dominar seus cérebros. A partir de então, essas pessoas passam a matar outras para se alimentar (canibalismo puro). Com este pano de fundo, durante todo o anime há a discussão sobre homens x animais, homens e o planeta e o que/qual seria o valor real de um ser humano. Gostei bastante, tem 24 episódios, vale a pena conferir!

Sobre a discussão, acho que a premissa toda já é um absurdo. Fazer este tipo de balanço financeiro usando vidas humanas como lucro, pra mim como ser humano falando, é o cúmulo dos absurdos. Pra começar, a realização dos recalls não é obrigatória no mundo todo?

Resposta #4: 27 de Março, 2015, 22:42:26
0
0
isso parece muito com a contabilidade do clube de luta, sobre recall e tal, então deve ser precisa.
mas de fato a vida tem muito pouco valor. nesse ponto eu concordo demais com a Rubia: o antropocentrismo é nocivo.

Rubia
A verdade é que a natureza do homo sapiens se tornou obscura e cruel, a verdade é que são poucos que realmente se importam com os outros, sendo familiar, amigo ou desconhecido. A realidade é que o que rege o mundo é o poder, a riqueza e que se for preciso destruir um pais para obter isso, e eles puderem fazer isso, eles farão...
nesse ponto eu não concordo. as pessoas em sua maioria são boas. o que acontece, e não entendo o porquê, é que quem toma as decisões geralmente é egoísta.
já a natureza em si é cruel, o homo sapiens é só mais uma espécie cruel entre tantas.

Resposta #5: 28 de Março, 2015, 01:27:19
  • Maya Feminino

• E eu ainda vou ser um inverno frio, para que o sonho que vivemos, nunca derreta.
  • Especial
0
0
A maioria das pessoas se tornaram más, são poucas as pessoas que fazem algo de bom sem visar nenhum tipo de lucro, portanto, eu acho sim que pessoas são cruéis .-.

Meus pokémons <3

Resposta #6: 28 de Março, 2015, 03:38:28
  • Jungon Masculino

• Dono do Café
  • Administrador
  • Deus
0
0
Na real não existe bem e mal, Rubia-chan ^^~ a maioria das pessoas se torna vítima de seus próprios prazeres carnais e se irrita facilmente quando lhe tiram esses mesmos prazeres, independente da forma como são tirados, governo, falta de estoque, mamãe mandou, é tudo motivo de ficar irritadinho xP
*Jungon* kawaii lover ^__^ if I was a rich girl, nanananananananananananananana.. ♫

Dai-Yoh, meu sentai :3 Episódio novo quando eu puder voltar a escrever... i.i

Resposta #7: 28 de Março, 2015, 10:15:16
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
Eu falo do tipo de maldade onde você coloca seus desejos acima da vida de outro pessoa Junjun, aquele tipo de maldade onde você não se importa em magoar, machucar ou até mesmo matar outra pessoa .-.

Meus pokémons <3

Resposta #8: 28 de Março, 2015, 10:36:34
1
0
complicado chamar isso de *maldade*
o egoísmo também faz parte da natureza.
eu também prefiro a idéia de colmeia, mas sei lá, não dá pra criticar outra espécie só por ser outra espécie.

Resposta #9: 28 de Março, 2015, 11:43:02
  • Maya Feminino

• Especial
0
0
Eu não sei, costumo colocar as necessidades dos outros acima da minha, por isso acho errado essas coisas. Se bem que eu não tenho lá muito amor próprio e não sou uma pessoa normal nem para as pessoas mais estranhas, então não posso falar muito :X

Meus pokémons <3

Resposta #10: 6 de Abril, 2015, 09:48:38
  • Vivi Feminino

• Exception Girl - Nível 5
  • Aplicado
0
0
Na real não existe bem e mal, Rubia-chan ^^~ a maioria das pessoas se torna vítima de seus próprios prazeres carnais e se irrita facilmente quando lhe tiram esses mesmos prazeres, independente da forma como são tirados, governo, falta de estoque, mamãe mandou, é tudo motivo de ficar irritadinho xP

Tenho q concordar... mesmo as pessoas boas são impulsionadas a praticar estes atos.. 

Presente da minha linda amiga, Kasy *-*